Prezado Médico.
Como é de conhecimento de todos, em 16/03/2015 o CREMESP publicou uma resolução (n.° 273) que estabelece critérios na relação entre médicos e as indústrias de órteses e próteses.
Os hospitais têm 60 dias da data de publicação para se adequarem.
Essa resolução nos obriga a regular a entrada de representantes de fornecedores no nosso Centro Cirúrgico, desta forma criamos um termo de conformidade que deverá ser assinado pelo cirurgião antes de todos os procedimentos.
O termo assinado confere proteção adicional quanto ao risco de um processo ético-profissional e está em linha com boas práticas de assistência. O termo estará disponível para assinatura no Centro Cirúrgico.
O termo é bem simples e claro além de respeitar totalmente a autonomia do médico no que diz respeito à pertinência técnica da presença ou não de fornecedores em sala operatória.
Essa continua sendo uma decisão do cirurgião que deve ser baseada na complexidade e necessidades específicas do procedimento a ser realizado.
Aproveito para lembrá-los que o Hospital mantém um cadastro de instrumentadores autorizados a atuar em nosso centro cirúrgico e é fundamental que o mesmo seja mantido atualizado.
Obrigado mais uma vez pela compreensão e parceria de todos.
Atenciosamente,
Dr. Fernando VC De Marco
Diretor Geral, Hospital viValle.